Antes de entrar no assunto devemos ter em mente que existem 2 tipos de exaustão:
Exaustão Natural – Trata-se do arraste natural dos vapores emanados pelo processo de cocção de alimentos sem auxilio de exaustores.
Exaustão Mecânica – É processo no qual os gases são exauridos mecanicamente através de exaustor.
Comumente as construtoras, ao entregar os seus empreendimentos com espaços gourmet, dimensionam sistemas de exaustão que fazem uso de shafts e dutos.

Porém nem sempre são eficientes, gerando vários problemas no condomínio, como o refluxo da fumaça nos apartamentos dos vizinhos.
A solução ideal para minimizar os problemas seria na fase de projeto contemplar uma prumada individual para cada churrasqueira, mas tal recurso – dimensionamento de uma chaminé única para cada coluna – nem sempre é possível.
Em edifícios com muitos pavimentos no qual se faz uso de um exaustor, observamos que força de sucção do exaustor é desigual, pois andares mais periféricos a força do exaustor acaba sendo nula.

Se adotarmos um duto com a mesma seção do inicio ao fim, para minimizar a perda de carga é necessário aumentar a seção do duto gradativamente, conforme o numero de contribuintes na prumada.
Onde há fumaça, há morador incomodado

Os maiores problemas encontrados pelas vistoriais em empreendimentos por engenheiros são decorrentes da perda de carga em chaminés ou shafts devido suas seções e seu acabamento interno inadequado.
Para promover uma maior ascensão da fumaça os dutos coletores devem ser estanques e lisos, preferencialmente de material metálico como aço galvanizado evitando assim que os influentes escape por brechas nas paredes oriundas do trabalho da estrutura do edifício.
Outro equivoco muito comum é a conexão entre o duto que vem da coifa e duto coletor com ângulos diferente de 45° graus dificultando o fluxo da fumaça.
Para suprir a perda de carga oriunda do processo construtivo utilizamos exaustores mais potentes, mas com isso nos deparamos norma de desempenho e o conforto acústico das edificações, níveis de ruídos muito altos pode incomodar os moradores das unidades mais próximas da localização do exaustor.

Um grande problema: o acúmulo de gordura nos dutos
Outro grande desafio encontrado nas edificações que possuem churrasqueiras nas sacadas, além dos odores, é o encrustamento de gordura no duto proveniente da ausência de um sistema de tratamento eficiente na coifa, no qual é o principal componente de todo o sistema, pois é através dela que todo o fumo e captado, tratado e direcionado para os dutos de descarga.


Quanto mais gordura coletada nas coifas menos trabalho para a equipe do P.M.O.C , e a periodicidade de manutenção pode ser planejada em um espaço de tempo maior, um vez que os dutos estarão mais limpos.
Tipos de sistemas de tratamento de ar Prediais

- Coifas com filtros ionizador;
- Coifas com auto lavagem integrada;
- Precipitadores Eletrostatico ESP;
- Hidro Lavadores de Gases;
Sistema Ionizador Eletrostático

O sistema ionizador é o que há de mais moderno eficiente no mercado quando se trata de tratamento e purificação de ar, o efeito corona que é produzido pela descarga elétrica produzida pelo campo elétrico de muita intensidade promove o fenômeno da ionização do ar, além de coletar a gordura.
Produz também um pequena parcela de ozônio por meio de suas laminas que geram trilhões e trilhões de íons negativos em cada ponta, o suficiente para eliminação dos odores quase instantaneamente, transmitindo a atmosfera um ar limpo.
A coifa para churrasqueira com filtragem ionizadora consegue filtrar e limpar o ar com o dobro da capacidade dos depuradores e convencionais.

Coifa Auto Lavagem Integrada


A Coifa de Auto Lavagem Integrada (Sistema Úmidos de Depuração de Ar) se destaca das coifas convencionais por apresentar maior segurança de operação, com o seu sistema de lavagem integrado, os dutos de exaustão trabalham limpos, reduzindo consideravelmente os riscos de incêndios no equipamento.
O seu funcionamento é bem simples, os vapores exaurido e carregado de partículas de gordura oriundas do processo de cocção, são captadas e direcionadas para um primeiro estagio de filtragem (inercial ciclônico), no qual o particulado orgânico passam por um processo centrifugo coletando e as depositando na calha de gordura da coifa para drenagem posteriormente.
Já os micros partículas que não foram coletadas na primeira etapa de filtragem deslocam-se para o segundo estagio, o processo de lavagem, que consiste na passagem do ar por uma cortina de solução aquosa composta de agua e detergente pulverizada por bicos de spray direcionados ao fluxo dos gases e a assim realizando a lavagem, eliminando o restante das impurezas existentes no ar, transmitindo atmosfera um ar limpo.
Filtro Complementares
Filtro Inercias

Os filtros inerciais são utilizados nas coifas como o primeiro estagio de filtragem tendo a função de segregar a gordura dos vapores do processo de cocção.
A nevoa de óleo ao tocar no filtro inercial é condensada fazendo que as macro partículas de gordura escoe para calha localizada na parte inferior da coifa sendo descartada posteriormente através dos drenos.
Protege contra risco de incêndio na rede duto pois os inerciais forma uma barreira natural impossibilitando a passagem de labaredas e o perigo da propagação de incêndios.
Filtros inerciais (tipo Chicana) são removíveis e laváveis, são instalados na parte inferior da coifa sobre suportes em formato de “V”, com canaletas para recolhimento dos óleos condensados, confeccionadas em chapa de alumínio.

Filtro Carvão Ativado
Os Filtros de carvão ativado estão presentes nas coifas instaladas como depurador e servem para retirar as partículas com odores mais fortes e resíduos sólidos no ar que passou através dos filtros de alumínio. Fumaça, cheiro de frituras e demais odores que não precisam ser a realidade de sua cozinha.


Os filtros de carvão não podem ser lavados, devendo ser substituídos a cada três ou quatro meses, dependendo da utilização da coifa.
Filtro UV-c
As coifas com filtragem UV-c também são conhecidas como coifas regenerativas são utilizadas para fazer a eliminação de fumaça, gorduras e odores substituindo as mantas de carvão ativado.


Esta lâmpada UV dura milhares de horas, consome muito pouco e gera ions negativo também conhecido como depurador ambiental e sua vida útil é de 10 segundos voltando a se tornar oxigênio. A higienização das lâmpadas requer cuidado, devem ser feita com o equipamento desligado devido perigo da exposição a radiação.

Atenção
Quanto mais estágio de filtragem maior perda de carga no sistema, inviabilizando a exaustão natural, a mesma deverá ser forçada mecanicamente através de exaustor com poder de sucção compatível, vencendo a resistência causada pelo os filtros.

Reposição de Ar Exaurido – Make Air

Número de Troca de Ar
Um exaustor deve trocar o ar da cozinha 15 vezes por hora.
Para encontrar o tamanho do ventilador necessário, multiplique os metros cúbicos do ambiente pelo número de trocas de ar (15) e divida por 60 (minutos em uma hora).
Extratores de Gordura – Precipitador Eletrostático

O ESP (Precipitador eletrostático) é um equipamento utilizado na remoção e tratamento do fluxo de gases os poluentes provenientes dos mais diversos tipos de processos industriais e / ou comerciais realizando não só a captação da gordura, odores provenientes do material orgânico como também esterilização através dos íons.
Elimina vírus, bactérias, ácaros além da retenção de gordura, ao produzir uma pequena quantidade de ozônio, capaz de esterilizar o ambiente 99,97%.
Princípio de Funcionamento do ESP
O Filtro Eletrostático ESP aplica uma lei da natureza muito simples para remover as partículas do ar: objetos de carga elétrica opostos se atraem. As partículas do ar, são carregadas eletricamente por uma fonte de alta tensão (6,5 KVCC) através das agulhas ionizadoras (ionização positiva), posteriormente são captadas por placas coletoras negativas.

No Sistema de ESP as forças elétricas são aplicadas somente as partículas em suspensão nos gases. O fluxo de ar que arrasta as partículas, passa por alta diferença de potencial, provocando a ionização dessas partículas. Através de um gerador de tensão elevada a 9,0 KV e em seguida retificada por uma ponte retificadora CA/CC, alimentando as células com placas inox opostas em paralelo de AISE / Alumínio, sendo uma positiva (+) e outra negativa (-) alternadamente.
As arestas das placas positivas, por onde passa o fluxo do ar poluído, são em forma de dentes de serra tecnologia Hayashi Brasil, para que o fenômeno das pontas ocorra pela alta tensão aplicada as placas. As partículas ficam polarizadas e atraídas pelas placas coletoras (-). As partículas retidas nas placas coletoras, dependendo do poluente, escorrem para a bandeja do gabinete.
Exaustão Coletiva Predial com Precipitador Eletrostático
Quando não é utilizado filtros na coifa ou quando requer um tratamento mais refinado do ar é recomendado a utilização do Precipitador Eletrostático (ESP) ou lavador de gases no ultimo pavimento da edificação para remoção dos odores antes da descarga na atmosfera.
Na figura ao lado mostra um sistema de tratamento coletivo onde os gases da churrasqueira é captado por uma coifa e transmitido para um shafts e por este é direcionado até um precipitador eletrostático ESP, efetuando a esterilização do ar.
É necessário um sistema anti-retorno de fumaça por meio de um damper controlador de vazão.
Extratores de Gordura – Lavadores de Gases

O Precipitador Hidro Lavadores de Gases/ AR, também conhecidos como Lavadores de Gordura, utilizam eliminador de nevoa e a água como meio principal para remover do fluxo de gases os poluentes provenientes dos mais diversos tipos de processos industriais e/ou comerciais.
São construídos em chapa de Aço Inoxidável 304, com aspersor em material tubular de cobre comercial com orifícios calibrados para possibilitar a execução da névoa (pulverização) em forma de “spray”.
Exaustão Coletiva Predial com Lavadores de Gases
Sistema coletivos predias de exaustão também podem ser utilizado lavadores de gases para complementar o sistema de filtragem do edifícios.
O inconveniente é a infraestrutura necessária para realizar o tratamento do ar, pois além do cilindro por onde é realizado a filtragem há também um tanque de recirculação de água. Exercendo assim um peso muito grande na estrutura.
Sistema de Tratamento Predial
Tanto Precipitadores Eletrostático ESP e Hidro Lavadores de Gases podem ser utilizados para despoluição ambiental em edifícios residenciais, evitando que os odores incomodem os vizinhos.


Área de lazer de Condomínios

As áreas comuns de condomínios também há necessidade do controle de odores descarregados na atmosfera umas das melhores opções é a utilização de precipitadores eletrostáticos ESP. Evitando problemas com vizinhos e com o condomínio por causa da fumaça e do odor.
Uma área de lazer completa de condomínio além da churrasqueira muitas vezes no salão de festa ou no espaço gourmet possui um forno de pizza , cooktops ou outros eletrodomésticos de cocção, é necessário dimensionar rede para suportar essa demanda com máxima eficiência na eliminação dos odores.


